domingo, 29 de julho de 2012

A Gestação

Contrariando os sete anos de tentativa de engravidar, em maio de 2011 engravidei após uma histerosalpingografia. Não acreditava que iria engravidar após o exame. Na verdade já tinha aceito, muito bem, a idéia de que não seria mãe. Além disso, estava bem confortável com a vida de casada sem filhos e com um cãozinho adorável.
Tive de me dar um tempo para aceitar a idéia antes de contar a família e aos amigos. O momento não era tão favorável para uma gestação, pois estava cusando doutorado e só pretendia engravidar, caso ainda fosse possível, quando concluisse o curso.
A partir de então tive de reorganizar a minha vida e os meus compromissos. Infelizmente, não teria a gravidez tranquila que sempre planejei, sem sobressaltos e com todos os cuidados que gostaria ter, além do pré-natal.
A realidade foi totalmente contraria, não só pelo doutorado, mas por uma reforma que decidimos fazer na casa para a vinda do bêbe. Por isso, segue algumas dicas para as futuras mamães:

1. Não reformem a casa para a chegada do bebê;
2. Se, realmente, a reforma for necessária, somente faça se você tiver prazo longo. Ou seja, você tem tempo suficiente para finalizar a obra sem estresse e ansiedade. Além disso, tenha uma boa equipe de profissionais para que você não se preocupe com nada, mantendo a sua qualidade de vida, pois o estresse pode comprometer a sua saúde e a do bebê.

A minha experiência não foi a melhor possível com a reforma e a expectativa da chegada da criança, por isso faço essa observações.

Um comentário:

  1. Leila, que legal esta iniciativa. É muito bom trocar experiências e acho que vai beneficiar muitas mães, vou sugerir para algumas amigas. beijos,

    ResponderExcluir